Conheça Yunnan

Yunnan é o lado pouco conhecido da China. A província, cuja capital é Kunming, tem paisagens diversificadas e traços culturais variados. Entre montanhas e lagos, é possível encontrar boa parte das minorias étnicas chinesas habitando a região, que fica no sudeste do país. Essas minorias representam mais de 400 grupos culturais que, por sua vez, pertencem a inúmeras famílias etnolinguísticas, mas basicamente são quatro: tibetanos-birmaneses (Yi, Naxi, Lahu, Lisu e Hani), Kham- tai (Zhuang e Dai), Mon-jemer (Wa, Bulang e Deang) e a família Miao-yao. Com heranças culturais bastante preservadas, este é um destino que definitivamente vale a pena ser explorado.

A capital da China foi durante anos a porta de entrada da Rota da Seda. Kunming é também conhecida como a “Eterna Primavera”, pois possui clima moderado e flores que se desenvolvem durante o ano todo. O município é um verdadeiro paraíso floral. O centro da cidade é um atrativo turístico importante, mas os parques são de visita indispensável. Um dos mais impressionantes é o Stone Forest, uma floresta de pedras com cerca de 500 km².


Dali, que um dia foi a capital do Reino Nanzhao e uma importante cidade de negócios, permite reviver um pouco da Cidade Antiga. A cidade abriga o encontro entre a arquitetura das cidades Ming e o estilo inspirado na natureza da etnia Bai. Aos pés da montanha, encontram-se as Três Pagodas e o templo dedicado à deusa Guanyin. Nas proximidades de Dali, inúmeras vilas demonstram a preservação e a variedade cultural de Yunnan. Às margens do Lago Erhai, em Xizhou, pode-se apreciar os delicados bordados em seda. Shaxi apresenta traços bem conservados da China Antiga.


Em Lijiang, o Tiger Leaping Gorge é um dos cânions mais profundos e mais impressionantes do mundo. A cidade é a capital da etnia Naxi e da cultura DongBa e se difere das outras cidades antigas por não ser murada. O Museu Naxi apresenta características dessa cultura, bem como o alfabeto, e aspectos religiosos e antropológicos. Outros atrativos turísticos marcantes são o lago Black Dragon e o Moon Embracing Pavillon, além da famosa Roda de Água, na entrada da cidade antiga – que foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Histórico pela UNESCO.


Shangri-la

Formalmente conhecida como Zhongdian, Shangri-la exibe o Songzanlin Monastery, que transmite um pouco da atmosfera peculiar do Tibete. Um dos maiores monastérios tibetanos em Yunnan, o Pequeno Potala, como é conhecido, foi fundado no século XVII durante o período em que o 5º Dalai Lama viveu. As montanhas ao redor, aliadas aos cânticos religiosos e incensos trazem um ar de serenidade característico.


Essa variedade de traços étnicos e ambientes distintos entre si comprova a riqueza cultural que a China abriga. Não se trata das grandes cidades e dos roteiros mais conhecidos, mas o lado B do país não deixa a desejar. Conheça Yunnan e tenha uma experiência única.

Dalí Travel

A Dalí Travel Experience realiza mais do que viagens, ela cria experiências que transformam e conectam pessoas. Para nós, o viajar é um novo descobrir de si e do mundo. Propomos a chance de despertar seus sentidos e sentimentos em ricas experiências, criando momentos enriquecedores e únicos que geram conexões reais e afetivas com o seu destino. Conte com a Dalí na hora de realizar e criar seus sonhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *