A viagem pela música cubana
Ao programar uma viagem para Cuba, não há como não se imaginar tomando um belo Mojito ao som da maravilhosa música cubana. Desde as suas origens, a música cubana tem crescido e influenciado progressivamente a forma de se fazer musica em outras culturas. Difícil de definir, impossível é descreve-la com palavras. Para entender o que estamos escrevendo é preciso ouvi-la por você mesmo e senti-la! A abundância de seus padrões rítmicos influenciados por africanos, haitianos, franceses e espanhóis tornam a música cubana contagiante. Mas foi no século vinte que ela finalmente floresceu e, desde então, vem se popularizando e se transformando cada vez mais a medida que os cubanos experimentam( lentamente..) todas as possibilidades da internet.
Viajar para Cuba é viajar no tempo, e quando o assunto é musica + cuba, não há como deixar de citar o Buena Vista Social Club em Havana. No auge de sua existência em 1940 o clube recebeu vários artistas (Anga Díaz, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Manuel “Puntillita” Licea, Pío Leyva, Rubén González entre outros), porém em 1950 o clube fechou e a vida destes artistas mudou drasticamente até 1996 quando o músico e produtor Ruy Cooder fez uma viagem para Havana e conseguiu reencontrar muitas lendas da musica cubana. Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino Oramas e Rubén Gonzáles junto com outros artistas gravaram um disco aclamado mundialmente e ganhador do Grammy: Buena Vista Social Club. Fizeram também um documentário (indicado ao Oscar) que mostra todas as etapas deste reencontro e o merecido reconhecimento que tiveram esses artistas após tanto sofrimento.
Mas não é só de história que vive a música Cubana. A nova geração tem promovido uma transformação sonora na ilha caribenha, com uma mistura de ritmos que envolvem muito rap, rock e reggaeton, sem esquecer dos tradicionais jazz, salsa e rumba. Em sua viagem musical pela terra de Fidel, um nome certamente será ouvido: Cimafunk. Trata-se talvez do maior expoente da música cubana na atualidade, com hits tocando mundo afora, como o dançante Me Voy. De origem Nigeriana, o cantor procura inserir em suas músicas uma influência africana, misturando Jazz e Funk.
Ao viajar por Cuba, você pode estar certo que vai encontrar diversão todos os dias. Em Havana, às quartas-feiras, você pode apreciar a boa e tradicional Rumba na UNEAC (União Nacional dos Escritores e Autores de Cuba), enquanto aos domingos a pedida é a Gafieira de Salsa no Salão Beny Moré. Para diversão a qualquer dia da semana, no Jazz Club La Zorra y el Cuervo você encontrará o melhor do Jazz Afrocubano.
Novos Ritmos da História
Para quem planeja viver essa história de perto, temos uma ótima oportunidade de viagem: Cuba – Novos Ritmos da História, com o acompanhamento do especialista Luiz Estevam “Duda” Fernandes
Passando por Havana, Trinidad, Santa Clara e Cinefuegos, olharemos Cuba em sua cronologia, através dos elementos arquitetônicos, artísticos e sociais, para compreender um pouco deste novo ritmo que o país se acomoda.
Ouça aqui a nossa playlist especial no Soptfy para começar a entrar no clima da sua próxima viagem.
Gostou? Compartilhe, indique a um amigo, e assine a nossa newsletter para receber nossas novidades