Festividade celebra 30 anos da queda do Muro de Berlim
Uma boa oportunidade para quem planeja ir a Alemanha este ano é participar das festividades que comemoram os 30 anos da Queda do Muro de Berlim. As celebrações desse significativo evento ocorrem entre 4 e 10 de novembro e a programação está repleta de atrações interessantes espalhadas pela capital.
Toda a celebração torna evidente o poder da cultura. O ponto alto é no dia 09 de novembro, quando um festival de música acontece simultaneamente em vários pontos, com atrações cujo som e história estão relacionados aos acontecimentos da época. Um momento de encerramento é marcado por encontro sonoro em que todos os palcos tocam a mesma música, ao mesmo tempo, entoando um coro de artistas e espectadores unidos. Cena extremamente simbólica!
Construído em 1961, em uma decisão na virada da noite, o separador entre a parte ocidental e oriental de Berlim afetou inúmeras vidas, mas a sua retirada – há 30 anos – foi, no fim, pacífica. Após 28 anos em pé, o muro foi derrubado em 1989, marcando o ponto final de um período sombrio da história mundial. Durante a chamada Revolução Pacífica, imagens da estrutura sendo destruída por pessoas comuns e o reencontro entre amigos e familiares foram eternizadas.
Durante as festividades, narrativas recriam, no local onde os eventos realmente aconteceram, toda a atmosfera da história berlinense de 1989/90. Exposições e eventos ao ar livre acontecem em 7 pontos diferentes da cidade, durante sete dias do mês de novembro, quando se reviverá momentos importantes do movimento que alterou o rumo da história.
É possível assistir as representações teatrais: na igreja Gethsemanekirche; na praça Alexanderplatz; no Portão de Brandemburgo; na rua Kurfürstendamm; ao lado da EastSideGallery; na praça Schlossplatz; e também na central da Stasi, em Lichtenberg. As encenações de fotografias e filmagens históricas conduzem o visitante pela atmosfera da época.
As manifestações artísticas são descentralizadas, contam com mais de 100 eventos, e abordam desde o início do regime socialista na Europa Central e do Leste até a queda do Muro de Berlim, passando pela onda de fugas que começa no verão de 1989 e os protestos por toda a Alemanha Oriental. As representações continuam até a tomada da Stasi e a primeira eleição democrática, em 1990.
Polônia, Alemanha e Israel: revisitando a 2ª Guerra Mundial
Uma maneira incrível para reviver parte inicial do período que culmina na queda do Muro de Berlim é a imersão que revisita a ascensão da Alemanha Nazista e a perseguição aos judeus. A experiência recria no imaginário a época, contextualizando com aulas e visitação de lugares e registros históricos.
Desde Berlim, sede do poder alemão, passando pelo maior símbolo do holocausto em Auschwitz, visitando Jerusalém, terra considerada prometida pelo judaísmo e alvo de conflitos até hoje. O roteiro inclui ainda as cidades polonesas Cracóvia e Varsóvia, além de Belém e Tel Aviv, em Israel.
Acesse Polônia, Alemanha e Israel para saber como embarcar nessa aventura e conhecer o roteiro completo.
Gostou? Compartilhe, indique a um amigo, e assine a nossa newsletter para receber nossas novidades