Viagens de transformação: África consciente
As viagens de transformação estão crescendo a medida que nos tornamos mais conscientes dos impactos do turismo nas comunidades locais e no meio ambiente . O continente Africano é um belo exemplo de como esse tipo de viagem pode gerar efeitos super positivos.
A África tem uma série de iniciativas para conscientização ambiental e, vê-se, cada dia mais, propriedades e cadeias hoteleiras fazendo avanços para equilibrar na balança a possibilidade de fornecer experiências únicas e também preservar e proteger o mundo que habitamos.
Separamos algumas sugestões de como fazer com que a sua viagem a alguns dos destinos mais procurados da África possa contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.
Viagem de transformação na Tanzânia:
Selvagem e indomada, a Tanzânia é o lar de alguns dos animais selvagens mais impressionantes do mundo e de belíssimas praias, além de ser o destino dos sonhos para os viajantes que visitam o continente. Membro do portfólio do Sanctuary Retreats, o Sanctuary Swala está localizado no espetacular Parque Nacional Tarangire e está comprometido com a conservação e o turismo responsável.
Um ótimo exemplo é o projeto de apicultura do lodge, que não apenas ajuda a preservar o meio ambiente, mas também fornece uma fonte de renda confiável e valiosa a comunidade local.
O Sanctuary Swala promoveu conhecimento, desenvolveu habilidades e trouxe novos materiais para os habitantes de Mwika (área localizada na fronteira do parque nacional), para preservação dos importantes polinizadores das safras de alimentos do mundo. Todo o mel produzido e vendido retorna para o projeto e comunidade. Durante a visita ao lodge, os clientes têm a oportunidade de visitar a comunidade, conhecer os apicultores e entender mais sobre esta importante iniciativa.
Conservação de girafas na Namíbia
A Namíbia é um dos destinos preferidos para safári, caracterizado por suas vastas paisagens desérticas, litorais intocados e excepcional observação de vida selvagem. A Natural Selection – uma coleção de lodges de alto padrão pela África – tem uma forte presença no país e une seu objetivo de fornecer experiências excepcionais com a oportunidade de fazer a diferença.
Uma das iniciativas na Namíbia é focada nas girafas que vivem em parte do deserto, baseadas no noroeste do país. Apesar de essas magníficas criaturas serem encontradas em grande número pelo continente, elas estão sob ameaça.
A Giraffe Conservation Foundation (GCF) visa aumentar a conscientização sobre as circunstâncias em que esses animais majestosos estão vivendo. Para isso, estabeleceu um programa para crianças na Namíbia, que visa inspirá-las por meio do currículo escolar a se tornarem ambientalistas responsáveis e que podem carregar o legado da conservação para o futuro. A estadia de seus clientes em qualquer uma das propriedades da Natural Selection contribui para esses programas.
Empoderamento de comunidades locais em Moçambique
Um paraíso tropical localizado na costa leste do sul africano, Moçambique é um destino de praias paradisíacas. O Azura Retreats oferece aos hóspedes a oportunidade de ter um enorme impacto positivo no meio ambiente, bem como nos habitantes do país.
Seus belíssimos resorts foram construídos pela comunidade usando materiais sustentáveis da própria ilha.
O uso de painéis solares, produtos ecológicos e medidas sustentáveis não comprometeram a proposta da marca de oferecer instalações confortáveis e serviço de alto padrão.
As propriedades também fazem parte da iniciativa “Pack for a Purpose“, que permite que os hóspedes tragam suprimentos para escolas e clínicas que necessitam de ajuda, causando um impacto real e duradouro nas comunidades locais – principalmente para crianças e famílias.
Lodge gerenciado pela comunidade na Zâmbia
Conhecida pelos seus renomados atrativos, como Victoria Falls e Rio Zambeze, a Zâmbia é um destino repleto de aventuras e beleza. O Royal Chundu oferece a seus hóspedes experiências autênticas e promove o desenvolvimento da região, uma vez que 99% da equipe é local, vindo de vilarejos vizinhos. O hotel é um dos poucos no continente que é gerenciado pela comunidade e seu treinamento em hospitalidade é disponibilizado para qualquer pessoa da região que tenha interesse em se envolver. Todos os alimentos são adquiridos através de pescadores e hortas locais e, com o apoio do Seed Project, sementes são doadas para quem queira cultivar para o hotel.
Ao se hospedarem no Royal Chundu, seus clientes impactam diretamente as famílias da comunidade local, contribuindo para um efeito cascata de mudanças que se espalha por toda parte.
Saber que tem tanta gente boa por esse mundo afora unindo esforços em busca de fazer a diferença aquece o meu coração. Esse é o tipo de viagem que inspira e motiva o turista, o qual, literalmente, passa por uma transformação ao imergir numa jornada em que o equilibro entre exploração X responsabilidade parece perfeito.
Ficou interessado em viagens transformadoras e imersivas? Entre em contato com a Dali Travel para organizar seu roteiro.