Amazônia: um paraíso turístico no Brasil

A Amazônia representa grandiosidade em muitos aspectos. A região é palco de grandes festas que expressam a cultura do Brasil, valorizando lendas folclóricas e manifestações artísticas, e que atraem turistas dos quatro cantos do planeta. Além dos festivais, belas peças de artesanato, gastronomia diferenciada e frutos saborosos são marcantes na região. Mas, sem sombra de dúvidas, a mais importante referência – não apenas turística – é a riqueza natural.

Repleto de parques ecológicos e Unidades de Conservação, o Amazonas é também um dos seis estados brasileiros ocupados pela maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. De temperaturas e umidade elevadas, a Floresta Amazônica possui uma diversidade natural incomparável. São mais de 1.300 espécies de aves, mais de 3.000 espécies de peixes, mais de 30.000 espécies de plantas, 1.800 espécies de borboletas, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis, até 3.000 espécies de abelhas, e 311 espécies de mamíferos. Algumas destas só podem ser encontradas nessa floresta, o que atrai viajantes do mundo todo para a região.

A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo. O rio Negro é um afluente importante e, ao entrar no Amazonas, se encontra com rio Solimões, formando um enorme estuário, sendo chamado de rio Amazonas a partir daí. Este é o principal e o mais extenso rio dessa bacia, uma vez que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e chega ao Oceano Atlântico, no lado oposto do continente. O encontro do rio Negro e Solimões é também conhecido como Encontro das Águas, um atrativo turístico importante na região Norte.

Culturalmente, o Norte do Brasil também é muito expressivo. O Teatro Amazonas, construído em 1882, é palco de grandes festivais de ópera, jazz, teatro e cinema. Não obstante, uma das festividades mais importantes, além do Carnaboi, é o Festival Folclórico de Parintins. Para o duelo entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, uma arena de 35 mil pessoas é reservada: o Bumbódromo. Explorando temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes em alegorias e encenações, a celebração é uma das mais importantes do país; é o segundo maior evento folclórico nacional, perdendo apenas para o Carnaval.

Navegar é preciso

Seja pela cultura ou pela natureza, visitar o Amazonas é uma vivência turística diferenciada. Dentre os atrativos, navegar nas águas amazônicas certamente é um dos mais memoráveis. No Navegar é Preciso essa experiência se torna realidade.

A 9ª edição desta aventura acontece em abril de 2019. Embarcados no cruzeiro Iberostar Grand Amazon, navegando pelo Rio Negro, o grupo contemplará as belezas naturais da Amazônia, acompanhados de convidados especiais como Martha Medeiros, Pedro Bandeira, Maria Ribeiro, João Anzanello Carrascoza, Carola Saavedra e Mônica Salmaso. Além dos dois encontros literários por dia, a viagem reserva também a possibilidade de passeios em terra na região de Anavilhanas.

Quer conhecer o coração da Floresta Amazônica embarcado em uma aventura literária Rio Negro acima? Saiba mais sobre Navegar é Preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *