Compostagem: um caminho para a sustentabilidade nos hotéis
De maneira simples e direta, pode-se dizer que compostagem é um conjunto de técnicas adotadas para transformar o lixo em adubo. Barato e fácil de implementar, essa medida tem sido um dos passos para que hotéis, que buscam uma abordagem mais sustentável, possam trabalhar de uma forma mais ecofriendly.
Além de diminuir os resíduos, pois a compostagem reaproveita material orgânico, esse processo ainda cria um produto de alto valor: o fertilizante natural. Dessa forma, as empresas contribuem com a redução da poluição e ainda podem cultivar suas plantações com um menor custo ou simplesmente vender o fertilizante, abrindo-se para um novo segmento de mercado.
O Luxo sustentável
O hotel Four Seasons Austin, da rede canadense de hotéis de luxo, é um exemplo de hotéis que vem implementando medidas para reduzir e reutilizar o volume de lixo produzido pelo estabelecimento.
O hotel lançou a iniciativa Zero Waste, que tem como objetivo reduzir o desperdício e minimizar o impacto da produção de lixo combinando técnicas de reciclagem, compactação e separação do lixo. Especificamente, o programa visa reduzir o volume de resíduos para o aterro sanitário em 90%. O hotel disponibiliza nos quartos recipientes separados de reciclagem e compostagem e os hóspedes são incentivados a reciclar os restos de comida.
Além do hotel, a própria cidade de Austin, Texas, possui programas e iniciativas para alcançar o Desperdício Zero até 2040, como o fato de proibir desde 2013 a utilização de sacolas plásticas nos mercados da cidade.
Exemplos no Brasil
A Accor Hotels, há alguns anos, trabalha para transformar seus hotéis em hospedagens sustentáveis, adotando diretrizes estabelecidas pelo programa Planet 21, que está agora na segunda etapa (2016-2020). O objetivo é atingir 21 metas – tais como redução do consumo de água e do desperdício de alimentos, além da adoção de energia limpa e renovável – que adequem a rede à sustentabilidade.
A rede Novotel, que é propriedade da Accor, possui alguns hotéis no Brasil que já trabalham sob as novas diretrizes. O Novotel Jaraguá, em 2017, já reaproveitava cerca de 30% dos resíduos que produziam, e 15% do consumo do hotel era proveniente da horta própria, onde o produto da compostagem era utilizado. Na América do Sul, no mesmo ano, cerca de 100 hotéis da rede Novotel já tinham horta urbana.
Outro exemplo que podemos destacar no Brasil é o hotel Bühler, localizado em Minas Gerais, considerado uma hospedagem sustentável desde 2011. Além de adotar a compostagem e utilizar o fertilizante produzido na cultivação de uma horta própria, a empresa já trabalha outras frentes: separação e doação de lixo reciclável; coleta e reciclagem de resíduos particulares como óleo, sabão, velas e casca de ovo; geração de energia limpa para consumo próprio; tratamento de esgoto com fossa, filtro e sumidouro; todos os funcionários são da comunidade local (leia mais sobre Turismo de Base Comunitária).