Turismo de Base Comunitária
Diferente de outras modalidades de turismo, o de Base Comunitária busca valorizar as comunidades. Não se trata mais de ir até a localidade, visitar, pagar uma pequena taxa e ir embora. Esta modalidade permite viver uma experiência inesquecível e ainda ajudar financeiramente essas comunidades, tendo em vista que boa parte das receitas geradas pela atividade turística ficam por lá.
O turismo é um fenômeno social com alta capacidade de transformação pessoal, e a maneira colaborativa de enxergá-lo torna possível impactar positivamente tanto quem visita quanto quem é visitado – seja a pessoa ou o local.
No Turismo de Base Comunitária, a principal diferença está justamente na experiência de hospedagem, uma vez que o viajante tem a possibilidade de ficar acomodado na casa de pessoas locais. É uma intensa imersão naquela cultura, naquela comunidade.
Dessa forma, as localidades mais frágeis ou menos estruturadas são fortalecidas, aquelas culturas e identidades locais são valorizadas, sem mencionar o engajamento ecológico, que conserva o meio ambiente e propõe um desenvolvimento sustentável.
O que acha de viver essa experiência? Aproveite a oportunidade de viver a tradição mineira de artesanato feito em cerâmica com o roteiro Do Barro à Arte para o Vale do Jequitinhonha e Diamantina no Carnaval 2019 (saída: 01/março; retorno: 06/março).
Gostou? Compartilhe, indique a um amigo, e assine a nossa newsletter para receber nossas novidades