Veneza é pura Arte! Conheça algumas de nossas dicas de Galerias para você visitar em sua viagem
Quando o assunto é Veneza, imediatamente nos vem à mente a cidade que não tem estradas. Além das famosas gôndolas, pontes, belas igrejas e praças, história, arte e cultura também flutuam pelos seus canais. Em cada canto é possível sentir o ar renascentista da cidade que possui um vasto menu de galerias de arte e museus para os seus visitantes.
Separamos algumas das nossas opções prediletas… do clássico ao contemporâneo. De arte de rua até esculturas e telas assinadas por artistas renomados, Veneza tem opções para todos os gostos para você visitar em sua próxima viagem!!! Confira abaixo:
1- Victoria Miro:
Uma mistura inusitada da atmosfera descolada de Londres dentro de um prédio clássico do século 17. A galeria homônima de Victoria Miro, possui trabalhos de artistas renomados e também de iniciantes, além de um espaço de criação que artistas podem usar para desenvolver e aprimorar suas obras. A britânica explicou em entrevista ao New York Times a decisão de abrir a primeira filial internacional de sua galeria em Veneza: “Artistas amam visitar Veneza e estão fazendo fila para exibir seus trabalhos por aqui”. Vale conferir.
2- Peggy Guggenheim Collection:
Situado em um peculiar palácio às margens do Grand Canal, onde a própria colecionadora morou, essa talvez seja a galeria de arte contemporânea mais popular de Veneza. O museu apresenta o acervo pessoal de Peggy Guggenheim, da arte moderna a obras de famosos artistas. Picasso, Dalí (corações…), Kandinsky Duchamp marcam presença nesse acervo.
3- Gallerie dell’Accademia:
Localizada em três importantes edifícios religiosos (que já faz valer a visita) a Gallerie dell’Academia tem a maior coleção de obras primas locais e desde 1817(!) reúne em um mesmo local obras de arte que estavam espalhadas por Veneza. Nomes como Tiziano, Veronese, Caneletto e Bellini estão por lá. Se você curte pintura em tela, não pode deixar de visitá-la.
4- Giudecca 795:
Localizada na ilha de Giudecca, dentro de um palacete do século 16 ( palácio Foscari) esta galeria intimista expõe trabalhos de artistas locais e internacionais. Seu acervo possui variadas forma de expressar arte como fotografia, esculturas, pinturas, mosaicos… em seus 12 anos de funcionamento foi a pioneira em mostras de street art e atualmente se tornou um espaço de oportunidades para artistas iniciantes exporem seus talentos de uma forma não tradicional . É uma parada obrigatória para apreciadores de arte contemporânea.
5- V-A-C foundation:
Ocupando um grande palácio histórico (palácio de Zattere), com vista para o canal de Giudecca, esta fundação sem fins lucrativos foi restaurada e inagurada em 2017 pelo magnata do ramo de energia da Rússia, Leonid Mikhelson, na mesma época em que outros gigantes do mundo da arte fixaram endereço em Veneza( Como a britânica Victoria Miro, Miuccia Prada, Françoi Pinault entre outros…) . São dois andares dedicados a exibições de arte e outros dois andares para cafés, restaurantes, escritórios e apartamentos para hospedar artistas e curadores que visitam Veneza. Foi idealizada como um espaço comunitário em que há exibição de filmes, perfomances, e também espaço com mesas e wi-fi gratuito.
Veneza de 1900 – Uma Viagem entre o Efêmero e o Permanete
Gostou das sugestões e quer conhecer esses e outros espaços de Veneza com uma perspectiva diferenciada? Conheça o roteiro Veneza de 1900, uma viagem entre o efêmero e o permanente na companhia da fotógrafa Graziela Gilioli e entre em contato com a Dalí Travel Experience para programar a sua viagem!